Mapa do Site    |    Contacte-nos

Ler Noticias

   SERVIÇOS  
  » Consultas de Especialidades  
  » Exames de Diagnóstico  
  » Cirurgias  
  » Internamento  
  » Tratamentos Clínicos e Enfermagem  
   INSTITUTO OFTALMOLÓGICO  
  » Conheça-nos  
  » A nossa equipa  
  » Consultas e exames  
  » Tratamentos e cirurgias  
  » O Lasik  
  » A Certificação da Qualidade  
   PERGUNTAS FREQUENTES  
  » Perguntas frequentes  
   H.O.T. nos media  
  » Jornal A Voz do Cidadão  
     

 

O Lasik

 

Em que consiste o tratamento do Lasik

O que é o Lasik?

O LASIK é uma técnica inovadora de moldagem da córnea realizada por um feixe Laser, controlado por computador, que actua na camada intermédia da córnea (estroma) exposta após se levantar a camada mais superficial.

O Laser Excimer molda a córnea com o objectivo de alterar a sua curvatura, permitindo assim que os raios luminosos formem um foco sobre a retina. Desta forma, os pacientes passam a ver de forma nítida, reduzindo ou eliminando a necessidade de usar óculos (ou lentes de contacto).

Para que é utilizada a cirurgia do Lasik?

A cirurgia de Lasik é actualmente a técnica de eleição para corrigir problemas refractivos, ou seja:

» miopias até 10 dioptrias (dificuldade em ver nítido ao longe causada pelo facto de os raios luminosos que formam as imagens focarem antes da retina)
» hipermetropias até 6 dioptrias (é a dificuldade em ver nítido ao perto causada pelo facto de os raios luminosos que formam as imagens focarem atrás da retina. Pode dizer-se que é o contrário da miopia)
» astigmatismos até 5 dioptrias (é uma visão turva e deformada, quer ao longe quer ao perto, causada pelo facto de os raios luminosos que formam as imagens focarem em 2 pontos, situados em locais diferentes)

sendo reconhecida por todas as instituições nacionais e internacionais como uma técnica segura, com uma percentagem de complicações mínima.

As vantagens do Lasik?

A técnica do LASIK, por nós utilizada, é a mais avançada no tratamento das patologias acima descritas, oferecendo várias vantagens em relação às técnicas precedentes, nomeadamente:
» Tem uma grande precisão de resultados;
» Não é necessário internamento hospitalar;
» De rápida execução, cerca de 15 minutos;
» Indolor pois o olho é anestesiado apenas com gotas;
» De rápida recuperação: em 24 horas estará apto para reiniciar a sua actividade quotidiana e em 2 ou 3 dias voltar em pleno à sua vida normal;
» Não provoca cicatrizes;
» É possível tratar os 2 olhos numa só sessão.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia pode fazer-se de dois modos: na superfície da córnea (PRK), ou, como se utiliza na maioria dos casos, nas camadas mais profundas da mesma (Lasik).
A cirurgia é realizada em regime de ambulatório e sob anestesia local.

Com dados comprovados

No Departamento de Cirurgia Laser do H.O.T. realizamos cirurgia Lasik desde 1998. O departamento dispõe de um Laser Excimer de última geração, idêntico ao existente nas melhores clínicas da Europa e dos EUA, que permite corrigir de forma precisa e segura a grande maioria dos defeitos refractivos.
Milhões de pessoas já foram tratadas em vários centros espalhados pelo Mundo, ficando libertas do uso de óculos e lentes de contacto.

Quem deve fazer a cirurgia?

Todas as pessoas com idade superior a 18 anos, para quem os óculos constituam uma limitação para as suas actividades profissionais ou sociais (lazer ou desportivas), que não tolerem lentes de contacto, ou tenham uma diferença de graduação entre os dois olhos superior a 2 dioptrias. Ou, simplesmente, que não queiram usar óculos.
Porém, antes de qualquer decisão, deverá informar-se com um médico oftalmologista.